voltar

VIVER EM HARMONIA COM A NATUREZA

  O ser humano tem buscado caminhos, que infelizmente tem trazido sério desequilíbrio ambiental ao planeta.
  O egoísmo e ambição gerada pela ganância são uns dos fatores responsáveis por tanta destruição e para reverter esta triste situação, há necessidade que a consciência humana compreenda que a natureza precisa de sua colaboração.
  Que necessidade tem um ser humano de retirar do seu habitat, um pequeno passarinho, que voa livremente e canta feliz anunciando o amanhecer, para colocá-lo em uma gaiola, perdendo toda a sua liberdade. Não será um gesto egoísta? Pois este é apenas um exemplo, entre tantas outras atitudes egoístas.
  Podemos retirar da natureza tudo o que nos é necessário para viver, porém sem os excessos causados pelo materialismo desenfreado ao qual vive esta humanidade. O que resta da natureza é graças as Leis de Preservação Ambiental, que vem com muito esforço colaborando para que a destruição não ocorra tão rapidamente. Porém mesmo com essas Leis atuando, homens inescrupulosos as desafiam, devastando e destruindo a sagrada Mãe Natureza. Mas o homem terreno, os donos do poder e do dinheiro já encontraram uma solução. Por quê não migrar para o planeta Marte?
  Precisamos refletir e procurarmos de alguma forma colaborar com a natureza, mesmo através de um simples gesto que começa em nosso lar - a separação do lixo limpo. São atitudes simples, porém já é um início de colaboração.
  Quando um ser humano deixa de observar a beleza da natureza e passa a dar atenção somente as coisas materiais.
  Quando não consegue mais caminhar, pois se tornou escravo do carro.
  Quando sente aversão em tocar o pé na terra, pois só anda calçado, podemos dizer que esta consciência se afastou da sua própria natureza e este afastamento é uma das causas de tanto estresse.
  O caminho é o regresso ao simples. É saber equilibrar a vida moderna com o contato com a natureza, que tanto abastece as energias que são gastas no dia-a-dia. O que adianta o homem possuir todo o bem-estar material, se não possuir saúde, pois o ar, a água e os alimentos estão poluídos. Mas para termos o contato com a natureza é necessário que ela seja preservada.
  Viver em harmonia com a natureza é colaborar com a vida. É colaborar pela não destruição do nosso planeta Terra, pois sem esta colaboração não conseguiremos ir muito adiante.

APARECIDA

voltar